Quais são os exames de proficiência em francês para estudar na França?

testesOs testes de proficiência em francês são exigidos pelas universidades francesas para graduaçãopós-graduação e doutorado. É o primeiro critério de seleção para ingressar numa universidade francesa! Por isso, é importante ter uma boa preparação na linguá francesa e nos exames de proficiência em francês.  Os exames de proficiência são aplicados com base no Cadre Européen de Référence, que divide o conhecimento da língua em três categorias A, B e C, sendo:

  • A1 Falante iniciante
  • A2 Falante de nível básico
  • B1 Falante intermediário
  • B2 Usuário independente
  • C1 Falante com domínio do idioma
  • C2 Falante com domínio pleno do idioma


Os principais testes são:

1. TCF – TESTE DE CONHECIMENTO DO FRANCÊS

Exigido pelas universidades francesas para graduação (L3) e pós-graduação na França. O TCF consiste em duas séries de provas:

  • Três provas obrigatórias (séries de questões): compreensão oral (30 questões), estruturas da língua (gramática e léxico, 20 questões), compreensão escrita (30 questões);
  • Duas provas facultativas, independentes uma da outra: expressão oral e expressão escrita.

Todo candidato recebe um certificado com os resultados que o posicionam em um dos seis níveis (de A1 a C2) do Cadre Européen Commun de Référence pour les langues – CECR.

O nível mínimo exigido para fazer um graduação é o nível B1 (intermediário 1), ou seja, a nota 3/6.

O nível mínimo exigido para fazer uma pós-graduação ou um doutorado é o nível B2 (intermediário 2), ou seja, a nota 4/6.

O certificado é válido por 2 anos. Não há um número limitado de vezes para prestar o TCF, mas é necessário aguardar 60 dias entre uma sessão e outra.

Para obter a melhor pontuação, aconselhamos o curso preparatório TCF no IFESP. 100% de aprovação desde 2007!


2. TCF-DAP (TCF PARA A DEMANDE D’ADMISSION PRÉALABLE)

O TCF-DAP é um teste específico para graduação, mais especificamente para a solicitação de admissão prévia em primeiro ou segundo ano de uma universidade ou em qualquer nível em uma escola de arquitetura.

Ele consiste em duas provas de uma hora e meia: as 3 provas obrigatórias do TCF e uma prova específica de expressão escrita (um comentário de dados numéricos em 250 palavras e uma argumentação de 400 palavras).

O TCF pode ser realizado em 626 centros autorizados, em 129 países, inclusive na França. Ele está disponível em versão eletrônica em alguns países (apenas para as provas obrigatórias).

O calendário de aplicação do TCF varia conforme o país. Para a DAP, alguns países organizam apenas uma sessão por ano, enquanto outros organizam mais de uma (Argélia, Líbano, Marrocos, Tunísia, Vietnã…). Por isso é importante que você entre em contato com o centro autorizado a aplicar o TCF em seu país para conhecer as datas das provas, os preços e as modalidades de inscrição.

O certificado é válido por 2 anos. Para obter a melhor pontuação, aconselhamos o curso preparatório TCF no IFESP. 100% de aprovação desde 2007!


3. DELF (DIPLOMA DE ESTUDOS DE LÍNGUA FRANCESA) E DALF (DIPLOMA APROFUNDADO DE LÍNGUA FRANCESA)

O DELF e o DALF são diplomas oficiais emitidos pelo Ministério francês da Educação para comprovar a proficiência em francês dos candidatos estrangeiros. Diferentemente dos testes de língua, os diplomas DELF e DALF são válidos por toda a vida.

Eles são compostos por 6 diplomas independentes, que correspondem aos seis níveis do CECR (Cadre Européen Commun de Référence pour les langues): DELF A1, A2, B1, B2 e DALF C1 e C2. Cada diploma é constituído por provas que avaliam as 4 competências: compreensão e expressão orais, compreensão e expressão escritas.

O nível mínimo exigido para fazer uma pós-graduação ou um doutorado é o DELF B2. Para obter a melhor pontuação, aconselhamos o curso preparatório DALF no IFESP. 100% de aprovação desde 2007!

 
O IFESP ajuda os candidatos de todo o Brasil a montar o dossiê de candidatura para estudos e bolsas na França e a conduzir os trâmites administrativos relativos à inscrição, além de propor aulas intensivas de francês, presenciais e online, e cursos preparatórios intensivos ao TCF, DELF e DALF exigidos pelas universidades francesas.
 
Contate-nos pelos telefones: +55 11 3031 3599 ou  +55 11 2308-7837 ou pelo e-mail: contato@ifesp.com.br
Última atualização: quinta, 27 Nov 2014, 19:01